Páginas


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UFT sedia pela primeira vez o Intercom Norte -2012


O Intercom Norte vai ser realizado pela primeira vez, em Palmas-TO na Universidade Federal do Tocantins - UFT, entre os dias 17 e 19 de maio de 2012, com o tema: "Esportes na Idade Mídia - diversão, informação e educação”. O evento terá palestrantes e pesquisadores de renome nacional e do Tocantins e contará também com palestras, mesas de debate, oficinas e apresentações de trabalho.
Entre professores e alunos, nove pessoas estão envolvidas na organização do evento, uma delas é a professora Dra. Edna de Melo. “Acredito que o encontro vem contribuir de maneira positiva para a região, pois dará mais visibilidade ao estado, mostrando sua diversidade cultural”, destaca.
Ainda de acordo com a professora outra contribuição será o reconhecimento que a UFT terá no cenário nacional. “Esse evento proporcionará a divulgação da pesquisa científica realizada aqui e assim trará uma maior credibilidade e legitimidade às produções na área da comunicação”.
“Temos bons alunos e boas pesquisas e isso não deve ficar restrito ao estado. Além disso, é uma oportunidade de conhecer as pesquisas dos outros estados”, completa Edna Melo.
O estudante do 6º período do curso de Comunicação Social da UFT, Judivan Ferreira pretende inscrever seu artigo científico para participar do congresso. O estudante já apresentou trabalho na área da comunicação científica no Intercom Nacional em 2009, na cidade de Curitiba. “Além de conhecer um novo lugar, com outra cultura, pude conhecer pessoas que estudam assuntos correlatos ao meu, havendo uma troca de experiência,” conta Judivan.
O aluno destaca outro ponto positivo do evento, que foi a oportunidade de ver a palestra de autores que ele estuda, como Dominique Wolton, o qual esclareceu várias dúvidas geradas durante a leitura de suas obras.
Pela primeira vez, o aluno do 5º período de Jornalismo, Cláudio Paixão vai participar do Intercom. Ele declarou interesse em apresentar um artigo científico na área de rádio, abordando o tema que discute o feminismo e o feminino. “Dentro da academia o aluno tem que produzir e divulgar, portanto o Intercom Norte é a oportunidade de mostrar o que a universidade está produzindo,” revela, Paixão.
O evento será aberto a todos. Os interessados podem realizar suas inscrições no site oficial do Intercom Norte
http://intercomnorte.wordpress.com/ até final do mês de abril. Os trabalhos inscritos serão selecionados pela diretoria nacional do Intercom.

Entenda
Anualmente o Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação é realizado com o intuito de reunir alunos professores e profissionais da área. O evento é uma oportunidade para a apresentação de trabalhos e troca de conhecimentos entre pessoas de diferentes locais.  O Intercom regional, que acontece em todas as regiões do Brasil entre os meses de maio á junho. O Intercom Jr é um espaço para divulgar os trabalhos de estudantes da graduação e recém formados, que podem apresentar trabalhos experimentais, de campo ou de iniciação científica. O encontro é realizado no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e nos congressos regionais. Os estudantes são agrupados em Divisões Temáticas (DTs), de acordo o assunto do trabalho. Já Endocom é um encontro com palestras e oficinas para professores e pesquisadores. O Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação avalia os melhores trabalhos experimentais, desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação Social.

Thaís Ramalho e Tássia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário