Páginas


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Eleitores já se esqueceram em quem votaram no pleito passado

Você se lembra em quem votou nas eleições proporcionais de 2010? Após 1 ano e 4 meses dos cidadãos elegerem representantes governamentais, e oito meses próximos às eleições municipais, o Blog Agex foi às ruas para saber se os palmenses ainda se lembram em quem votaram no pleito de 2010. Grande maioria disse não se lembrar em quem votou.

A última pesquisa divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada pelo Instituto Sensus, no período de 7 a 10 de novembro de 2010, em 5 regiões brasileiras, mostrou que 23% dos entrevistados esqueceram em quem votaram para deputado estadual e para federal o esquecimento ficou em torno de 21,7%. A margem de erro foi de 2,2% para mais ou para menos.  Foram realizadas 2.000 entrevistas com cidadãos de 17 a 70 anos de idade. 

 “Não me lembro das propostas, mas votei no Eli Borges (PMDB) para estadual e Lázaro Botelho(PP) para federal”, disse o estudante Rogério Silva (21).

Irene Alves(28), operadora de caixa disse só se lembrar do candidato a deputado federal. “Para federal votei no Eduardo Gomes (PSDB), já o candidato a estadual só me lembro da fisionomia.”

“Não prestei atenção nas propagandas eleitorais . A correria do dia- a- dia é responsável pelo esquecimento. Não lembro em quem votei”, justifica o estudante Leandro Alves (23).

Ao contrário de todos os entrevistados, o estudante Marcelo Lacerda(17), foi o único que se lembrou em quem votou no pleito passado. “ Analisei as propostas e para estadual votei no Tenente Célio(PHS) e federal votei na deputada eleita Dorinha Seabra (PDM)”, afirma.

Cientista explica
“Geralmente a atitude do eleitorado de países em desenvolvimento é a de não fazer análise compreensiva da proposta de cada candidato. Grande parte dos votos destinados aos deputados estaduais e federais estão ligados à afetividade com algum amigo ou familiar e, infelizmente ligada à venda do voto. Mesmo que não tenha vendido o  voto, as pessoas não têm consciência do peso que tem cada voto. Em países desenvolvidos as pessoas costumam votar em projetos e propostas, não em candidatos”, explica o cientista político João Portelinha.

De acordo com Portelinha além da ideologia própria, a maioria das pessoas tem ainda opinião formada de que todos políticos são corruptos. “Creio que as pessoas não são desinteressadas pela política. Há uma opinião formada de que todos os políticos são corruptos e, em certa parte, os próprios são culpados disso, pois existem sim alguns corruptos. Deveríamos saber que os políticos são importantes para a vida social, sem eles é impossível manter a ordem na sociedade. Ao votar em um candidato que possui determinado projeto e analisá-lo, dificilmente estão sujeitas ao esquecimento. Falta muita informação política por parte dos eleitores brasileiros”, conclui o cientista

Thaís Ramalho e Tássia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário