Páginas


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE MODIFICOU A FAIXA ETÁRIA PARA SER DOADOR DE SANGUE

Véspera de carnaval e assim como em todos os anos as unidades de coleta de sangue em todo o país ficam atentos quanto ao número de doações que pode não suprir a demanda. E não somente nesta época, mas em todas as datas festivas como o fim de ano e as férias escolares, o número de acidentes de trânsito crescem consideravelmente.
Poucas pessoas sabem, mas a idade mínima e máxima para ser um doador de sangue no Brasil, mudou. O Ministério da Saúde (MS) publicou no dia 13 de junho de 2011 a portaria de número 1.353/2011, onde trata de uma série de fatores que qualificam uma pessoa a ser um doador de sangue.
Desde que foi publicada no Diário Oficial no dia 14 de junho de 2011, a idade mínima que era de 18 anos passou a ser de 16 e a máxima de 65 anos foi para 67, no caso dos menores é necessário que estejam acompanhados do pai ou da mãe ou de um responsável.
O Ministério espera com isso aumentar o número de doadores em todo o país e para isso realizou uma consulta pública que envolveu especialistas do setor e da sociedade, num total de 500 pessoas entrevistadas.
Quando se fala em percentual de doadores no Brasil, o número preocupa bastante, apenas 1,9% da população é doador de sangue e o MS espera que este ano o número chegue a 2,1 %, o que representa 4 milhões de doações no Brasil.

Acompanhe no vídeo uma visita ao Hemocentro de Palmas.



















Djavan Barbosa - djavan.barbosa@hotmail.com
Sérgio Reis Barros Nolêto - serginhobrasil31@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário