Páginas


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Carnaval no interior atrai pessoas de todo o estado



O carnaval chegou ao Brasil no século XVII, influenciado por festas comemorativas da Europa. Em países como Itália e França ele já acontecia como desfiles urbanos onde as pessoas usavam máscaras e fantasias. Já o carnaval de rua incorporou as comemorações com ritmos como maracatu e frevo, que marcaram e ainda marcam os carnavais de Olinda e Recife.

Divulgação - Concentração do Bloco Jeguerê em Dianópolis
No Tocantins, os tradicionais blocos emplacam o carnaval este ano. As mais variadas atrações prometem reunir os tocantinenses nas cidades do interior. Em Gurupi, o bloco “Bejá”, se firma com uma das melhores opções deste ano. A acadêmica da UFT Amanda Concesso, 19, passará o carnaval na cidade, e está ansiosa para festejar a comemoração. “Estou contando os dias para o carnaval. Eu espero que seja muito bom, com muita gente, muita música, muita animação” afirma a estudante de Engenharia civil que é natural de Gurupi.


Divulgação Concentração do Bloco Zorra também em Dianópolis
Outra opção para curtir o carnaval este ano é a cidade de Dianópolis. Os blocos Zorra e Jeguerê, são os mais comentados pelas pessoas que já participaram da festa na cidade. O morador de Palmas, Gustavo Chaves, 21, aposta no primeiro bloco citado como o melhor do evento. “Paguei um pouco mais para ir nesse, mas todo mundo que já foi diz que é o melhor. É meu primeiro carnaval em Dianópolis, e vai ser inesquecível.” Garante. Já o palmense Vitor Zortéa, 19, aposta no bloco intitulado de Jeguerê. “Paguei bem menos do que pagaria pelo outro. E na verdade ninguém fica em bloco lá na cidade. A gente só entra pra pegar bebida e volta pra ruas pra pular o carnaval.” Ressalta Zortea, que completa. “Mas vale ressaltar, independente de bloco e tudo mais, que a gente deve se preservar. Vamos estar expostos a várias doenças é muito importante ter preservativo para poder se proteger. Vamos curtir com consciência.” Finaliza o estudante de Ciência da Computação.      

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, serão distribuídos mais de um milhão de preservativos em todo os municípios do Estado, para auxiliar na campanha do “carnaval da prevenção” este ano. Já na parte de segurança, estarão trabalhando em conjunto a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Metropolitana. No âmbito estadual a Polícia Rodoviária Federal ficará responsável pela fiscalização nas rodovias. Organizações não governamentais também entraram na campanha, para ajudar a proporcionar um carnaval seguro em 2012. A proposta é reduzir o número de acidentes e crimes ocorridos no ano passado.

Matéria: Eduardo Azevedo
Contato: eduardoazevedo18@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário