Páginas


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Comunidade Entre Rios recebe escola após 3 anos de luta

A comunidade rural de Entre Rios, situada entre as localidades de Taquaruçu e Buritirana recebeu uma unidade escolar na sexta-feira (10). A conquista é resultado de uma luta da comunidade, desde 2008, para evitar que as crianças e adultos viajassem até Buritirana para estudar. Esta unidade escolar vai beneficiar também as famílias de assentamentos no entorno da comunidade: Sítio, Varedão, Serra de Taquaruçu e moradores das chácaras e fazendas. A escola vai iniciar suas atividades com 140 alunos, cursando o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Secretário Estadual de Educação, Danilo de Melo Souza, esteve no local para inauguração. Ele falou da importância da Escola para a comunidade e enfatizou que há projetos de levar até as comunidades rurais alguns cursos profissionalizantes, preferencialmente cursos ligados ao meio rural para que a comunidade aproveite melhor.
A líder comunitária Terezinha Ribeiro da silva relatou as dificuldades que desanimavam os pais e alunos, mas que não desistiram de dar aos filhos a educação. O trajeto era feito em van e levava até duas horas, uma vez que os alunos que estudavam à noite, muitas vezes chegaram em casa por volta de uma hora da manhã, devido a van ter que deixar cada aluno.
Essa vitória da comunidade mostra a demora das políticas públicas em responder a um pedido de direito básico do cidadão. Enquanto a comunidade Entre Rios comemora, outras continuam sem educação ou na luta pelo beneficio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário