Páginas


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Defesa de Monografia, um bicho de sete cabeças?

Na vida acadêmica de qualquer aluno não há momento de maior estresse quanto a fase de elaborar e apresentar sua monografia. A apreensão e o nervosismo, que em alguns casos causam noites de insônia ao acadêmico, podem produzir um quadro de desgaste físico e psicológico muito intenso o que é completamente prejudicial à saúde.
            Mas o que fazer ? Uma hora ou outra todo universitário terá de passar por essa barreira. Há alguma maneira de tornar a monografia um processo menos doloroso para o acadêmico, já que se trata de um trabalho obrigatório e importantíssimo para a formação do aluno? Conversamos com alguns acadêmicos e professores que ilustraram um pouco das peripécias que passam os acadêmicos nesse momento e extraímos algumas dicas para quem quer tirar de letra sua monografia e passar tranqüilo por esse bicho papão.
            A acadêmica Belkia Milhomen que cursa o 8º período de Ciências Contábeis conta que as principais dificuldades que envolvem a elaboração de uma monografia são:
·         Disponibilidade de tempo para desenvolver as pesquisas;
·         Falta de materiais de pesquisa acessíveis para algumas áreas;
·         Definição da área de pesquisa e conhecimento prévio do assunto.
Minha maior dificuldade é a disponibilidade de tempo, a maior parte do meu tempo é ocupado com atividades pertinentes ao meu trabalho e que não tem ligação direta com a minha área de estudo",  explica. " Pesquisa é apenas após o horário de serviço, nos intervalos das aulas e finais de semana, um trabalho de conclusão requer muito estudo, e nem sempre as fontes estão acessíveis. Quando o tempo é maior dá para se buscar mais”, afirmou Belkia.
Concordando com essa opinião, a acadêmica de Jornalismo, Daniela Noleto disse que o fator que mais atrapalha é a falta de material de pesquisa, “A maior dificuldade é o referencial bibliográfico da monografia. Sem leitura de livros e artigos o seu TCC não consegue caminhar”.
Para o professor de Comunicação Social Fábio D’Abadia, um fator que gera dificuldade aos alunos é a falta de familiaridade desses com as normas técnicas exigidas para o TCC. A forma como a pesquisa deve ser apresentada segundo Fábio é o que causa medo, “é preciso desmistificar a idéia de que a maneira como a monografia é exigida é algo de outro planeta, é preciso inserir na prática dos acadêmicos desde o início do curso as metodologias e as normas técnicas corretas, pois estas sempre serão cobradas na conclusão do curso”

Acima a forma esquematizada de como deve ser entregue a monografia
“é preciso desmistificar a idéia de que maneira como é monografia
 é exigida é algo de outro planeta”,
afirmou o Professor Fábio
A defesa da tese de monografia geralmente culmina com o encerramento do curso, no então escolher o que se irá apresentar deve ser uma atitude com bastante antecedência a esse momento, como afirma o professor Fábio D’abadia, um dos motivos que gera dificuldade ao aluno é o fato de muitos deles deixarem tudo pra última hora, eu aconselho sempre que o aluno comece a produzir desde o início, com isso é possível fazer em um semestre uma monografia sem que vire esse terror no final do curso.”
O estudo elaborado pelos acadêmicos como forma de conclusão de curso pode não significar o fim de um ciclo de estudos. Muitas vezes o aluno se identifica de tal forma com seu tema de monografia que acaba por dar seqüência em suas pesquisas mesmo após a conclusão da graduação. A professora de Comunicação Social, Cinthia Mara é um exemplo disso, desenvolveu um estudo acerca de situações discriminatórias em relações às mulheres, o tema foi apresentado em sua monografia, após isso Cinthia fez um aprofundamento no mesmo tema e o apresentou em seu mestrado e agora está fazendo um doutorado também com a pesquisa científica voltada para esse assunto.
Casos de trabalhos plagiados já foram detectados na UFT, o que culminou na reprovação sumária do acadêmico “a pesquisa científica deve ser pautada na ética, uma das funções da banca é avaliar a originalidade do trabalho por isso não podemos permitir cópias” ressalta o professor Fábio. 

Christopher  A. M. P. Gama
campaixao@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário