Páginas


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Tratamento estético: dicas e opiniões


Luciane Prado
“O bem-estar e a autoestima tem sido a preocupação das clínicas de beleza”, afirma a dermatologista Luciane Prado. Segundo ela, as pessoas começaram a despertar para importância de uma adequada preservação da pele. “A pele por ser o maior órgão do corpo merece atenção e cuidados especiais e para mantê-la saudável e bonita são muitos os cuidados oferecidos pela dermatologia”, explica.
Estar sempre bonita, com o rosto jovem e saudável é o ideal de qualquer mulher, porém com o tempo e com os efeitos agressivos do clima a pele pode apresentar sinais de expressão, cicatrizes, manchas, poros abertos, pequenos sulcos, enfraquecimento da musculatura, entre outros fatores igualmente incômodos. Esse desgaste natural ligado a supervalorização da beleza tem levado cada vez mais pessoas a consultórios médicos, preocupadas com a saúde e, principalmente, com a estética.

Na avaliação de Prado essa supervalorização da beleza está ligada, sobretudo, a influência da mídia, que determina padrões de belezas. No consultório, segundo ela, isso deve ser desmistificado logo no início do tratamento, direcionando o paciente para o cuidado tanto das imperfeições do corpo quanto da saúde mental. “A estética deve estar ligada à manutenção da saúde, essas duas andam juntas para que o tratamento seja bem sucedido”, enfatiza.
Segundo a técnica de enfermagem Luziene Ferreira Leite ex-funcionária da Clínica Dermatos a maioria das pessoas procuram a clínica para tratamento de pele e em especial para tratar dos problemas causados pelo sol, e as mulheres de meia idade entre os 30 e 45 anos são as que mais procuram a Dermatos para fazer aplicação de Botox, suavização de rugas, tratamento de varizes. 
A técnica de enfermagem afirma que são realizados tratamentos com várias tecnologias e a mais recente é a combinação de laser de diodo mais o laser de CO2 fracionado, para o tratamento de cicatrizes na pele, cada sessão dessa terapia da beleza custa muito caro, no entanto os resultados são os esperados por isso vale a pena o investimento. A ex-funcionária da Dermatos admite ser cliente da clinica, mas no seu caso é uma necessidade aliada à beleza, sua preocupação com as manchas no rosto tem resultado em gastos e ansiedade.

Luziene Ferreira Leite
 “Estou fazendo tratamento de pele, o meu problema são manchas no rosto chamado de melasma, de acordo com o meu médico está relacionada à gravidez, ao uso continuo de anticoncepcionais e a exposição da pele ao sol, no meu caso o anticoncepcional e a exposição ao sol que provocou essa doença, esse problema não tem solução de acordo com o dermatologista Dr. Ubiratan Barbosa, o tratamento somente suaviza, mas não elimina os efeitos, e o custo é auto para um tratamento contínuo”, explica.


Regionalismo

Você sabia que a sua pele está relacionada ao clima da sua região? Uma pele oleosa, por exemplo, sofrerá muito em locais de clima quente. O sol intenso e a exposição repetida causam danos à pele cujos efeitos são acumulativos. A radiação solar agride várias estruturas da pele provocando o envelhecimento e uma hiperatividade das glândulas sebáceas, que se manifestam através de manchas e rugas, podendo inclusive evoluir para o câncer de pele. “Morando no Tocantins, você aumenta o nível de oleosidade da pele e o escurecimento que a gente chama de foto envelhecimento, causada pelo sol”, diz a dermatologista Luciane, alertando que, além do envelhecimento precoce, as manchas que mais surgem nos rostos das mulheres que moram nas regiões do Tocantins é o melasma.

Cuidados
Cuidar da pele morando em regiões como o Tocantins requer harmonizar os tratamentos entre as estações seca e chuvosa. Na época de muito sol é preciso usar produtos oleosos com menos ácidos e na época de mais umidade e chuva usar produtos de toque seco sem oleosidade e com mais ácidos que são rejuvenescedores. “O filtro solar é essencial e não adianta usar de vez em quando, o certo é usar todos os dias. Cuidar da pele é usá-lo de manhã e depois do almoço, e a noite passar um hidratante. É um processo contínuo” analisa Prado.
O ideal, segundo a médica, é o cuidado continuado, aliado ao tratamento agendado periodicamente para evitar o acúmulo e a reincidência dos problemas. “Atentem-se as essas dicas, pois sua pele diz muito sobre você”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário