Páginas


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Palmas sedia maior encontro do voluntariado da América Latina neste carnaval

Divulgação
No período em que foliões de todo o Brasil festejam o carnaval, mais de 2.000 pessoas, espíritas e simpatizantes da doutrina reúnem-se na Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza - Promoção Social Espírita (CONCAFRAS/PSE)  de 18 a 21 de fevereiro, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O evento também acontece em Paracatú – Minas Gerais.

O encontro oferece 130 cursos e palestras que abordarão diversos temas específicos, como educação, família, administração, caridade, mediunidade, entre outros. Para participar, basta fazer a inscrição no local.  As atividades serão em tempo integral e as refeições e alojamento estão incluídos. Mais informações no site http://www.concafras.com ou ainda pelos telefones (63) 32151576 e 84041441.

A CONCAFRAS-PSE acontece desde 1957 durante o carnaval, é itinerante e promovida por instituições beneficentes, de todo o Brasil e do mundo. Este ano, na 56º edição, conta com o tema “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”, e pretende trazer a reflexão da convivência em família, do respeito e auxílio mútuos, na construção de uma sociedade mais justa, espiritualizada e fraterna.

De acordo com o coordenador geral do evento, Neiber Garcia, o encontro tem a finalidade de formar pessoas experientes no voluntariado, para atuarem em todo o Brasil e em alguns países latino-americanos. “Palmas vai sediar o maior evento do voluntariado da América Latina, convidamos você para conhecer e participar deste evento que, com certeza, trará um novo e mais excelente significado às nossas existências” destacou.

Neiber explica que o trabalho voluntário é motivado principalmente, por dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior; e o de face social, que se traduz na tomada de consciência dos problemas cruciais dos menos favorecidos, seja de ordem econômica, educacional, sentimental.

“Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo, resultantes da ação voluntária. A caridade promove o crescimento interior do próprio indivíduo que a pratica, transformando as mazelas interiores, em força motriz de ações dignificantes em prol dos semelhantes” ressaltou o coordenador.

Serão capacitados voluntários em diversos níveis e áreas de atuação, desde as que desenvolvem atividades com crianças, até aquelas que lidam com gerenciamento e captação de recursos, para instituições não governamentais, filantrópicas.

Para finalizar, Neiber conta que com número crescente de participantes, tem assistido a inúmeras pessoas em situação de risco e de vulnerabilidade social. “Como resultado desses encontros, além da formação e aperfeiçoamento do voluntariado, inúmeras instituições têm sido edificadas em todo o Brasil” conclui.

Casas Espíritas de Palmas

Em Palmas, vários postos de assistência e de promoção social foram implantados, sobretudo nas regiões de maior carência social, como Jardim Taquari, Jardim Aureny III, Jardim Aeroporto, Lago Sul, Taquaralto, Taquaruçu e quadra 409 Norte. Essas instituições estão ligadas aos Centros Espíritas: Caridade, o Caminho; Maria de Nazaré e Casa do Caminho, que também são promotores da 56ª CONCAFRAS-PSE.

Daianni Parreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário