Páginas


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UFT participa pela primeira vez das Olimpíadas Universitárias

Atletas da UFT

Pela primeira vez na história, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve representantes nas Olimpíadas Universitárias, que aconteceu na cidade Campinas-SP em novembro de 2011. Apesar do pouco incentivo para a prática esportiva e da falta de local adequado para o treinamento, a universidade levou quase 60 atletas divididos nas modalidades de voley, basquete, handebol masculino e handebol e futsal feminino. Mesmo sem o incetivo necessário, a equipe de feminina de handebol conseguiu o 4º lugar na competição.

Time feminino de Handebol da UFT que trouxe o 4º lugar
A Olimpíada Universitária (JUBS) é um acontecimento esportivo brasileiro que ocorre desde o ano de 2005, e tem como objetivo incentivar e valorizar a prática esportiva entre os jovens das universidades brasileiras. Com o apoio do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), ele é considerado o maior evento esportivo universitário do país, e reúne anualmente cerca de 3600 competidores.

A organização do evento pela CBDU impressionou os atletas tocantinenses. A aluna de direito, e atleta de handebol Mari Moraes, afirma que se surpreendeu com a competência com que os jogos foram coordenados. “As Olimpíadas Universitárias  foram incríveis. A organização, o nível dos esportistas, a estrutura que fomos recebidos, tudo. É a primeira vez que o 'hand' feminino da UFT se encarrega de representar o Estado do Tocantins”, ressalta a atleta.

A falta de apoio esportivo dentro da universidade, não desanimou as garotas do time de handebol, que chegaram às semifinais do campeonato. “Nós surpreendemos e fomos surpreendidas. Chegamos até a semifinal em um campeonato de nível nacional, mesmo a nossa universidade não oferecendo o básico para incentivar o esporte”, conclui.

Na Universidade Federal de Roraima, o estímulo para que os acadêmicos participem das atividades esportivas está em processo de estabilidade. Segundo a estudante de Jornalismo da UFR, Nájla Oliveira, 19, o encorajamento para que os estudantes participem dos treinos dentro da faculdade já se mostra ativo. “Hoje já há fomentação nessa área, o incentivo existe”, destaca a estudante.

 Nájla ressalta ainda que a UFR sempre se responsabiliza com a locomoção dos atletas em campeonatos, “todas passagens foram pagas pela UFRR. Se não houvesse esse comprometimento com as viagens, não teríamos condições de bancar do nosso bolso”, conclui.   


Mais informações Daianni Parreira (daiannialves@gmail.com) Eduardo Azevedo (eduardoazevedo18@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário