Páginas


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mercado aquecido mostra que sobram vagas de emprego na área da Construção Civil

Acompanhando o ritmo nacional de transformação na indústria da construção civil, o Tocantins, por ser um estado novo e com boas perspectivas em logística, se torna um lugar de referência para quem trabalha ou deseja expandir o seu negócio na área da construção civil. O Programa de Aceleração do Crescimento- PAC, o Programa Minha Casa Minha Vida e a chegada de grandes obras, como a construção da Base da Distribuidora Petrobrás, são exemplos de que sobram também, vagas de emprego no segmento da construção civil.

Com o crescimento acelerado, a construção civil representa 13,3% do Produto Interno Bruto- PIB do Estado, segundo dados do IBGE. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Tocantins- SINDUSCON/TO, Luciano de Carvalho Rocha, apesar de todas as áreas no segmento da construção civil estarem em crescimento, a grande aposta é no segmento habitacional.

“Hoje comprar ou construir uma casa ficou mais fácil, por causa principalmente, dos subsídios do governo federal. Este segmento é também um dos que mais emprega no estado do Tocantins”, afirma Rocha.

Qualificação profissional

Mesmo com mercado aquecido, oportunidades de emprego e verticalização imobiliária, o segmento vem acompanhado também da escassez de mão de obra qualificada. Este, segundo o Sindicato patronal, é o principal entrave na contratação de profissionais em todo o país. A elevada carga tributária é também um desafio.

“A demanda por qualificação profissional é muito grande. Apesar de termos uma excelente estrutura de três escolas da construção civil, situadas em Araguaína, Palmas e Gurupi, o número de profissionais que formamos ainda é insuficiente para atender a demanda do mercado”, pondera o presidente Luciano Rocha.

Atentos às oportunidades no mercado de trabalho, a busca pela qualificação profissional tem sido feita, nas escolas da construção civil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, nos cursos técnicos e superiores das universidades espalhadas no Estado.

Segundo a gerente da Unidade de Treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI, em Palmas, Leidivan Dias Lucena, o destaque da procura de cursos oferecidos pela instituição está na área da construção civil. Para ela, o SENAI se adéqua e abre mais turmas de acordo com a demanda das empresas que chegam ao Tocantins à procura dos alunos.

“Atualmente grandes empresas e obras têm chegado ao Estado e com isso, a demanda por pessoas que possam oferecer um serviço de qualidade. Construção Civil é o segmento que mais emprega no Estado e por isso a procura por cursos é maior. O SENAI, com a missão de ser referência em qualificação profissional tem feito cada vez mais parcerias com instituições e governo do Estado para amenizar este problema”, disse a gerente.

Hermelino Viana, responsável pela obra da Distribuidora Petrobrás do Tocantins executada pela UTC engenharia, situada em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, há 25 km da capital Palmas, é um exemplo de quem veio em busca de profissionais tocantinenses qualificados. De acordo com ele, foi demandado ao SENAI a oferta de cursos na área da construção civil, com uma parceria feita com a Secretaria de Educação do Tocantins- SEDUC, através do Projeto Escola de Vida e Saúde.

“Nossa intenção é que os tocantinenses estejam cada vez mais preparados para lidar com os desafios do mercado de trabalho e aptos para atuarem também em outras grandes obras. Estamos sempre de olho naqueles alunos que possuem maior desempenho para que possam atuar neste grande empreendimento”, afirma.

A Distribuidora possui uma área de 120 mil metros quadrados, previsão para instalação de 14 tanques com capacidade de armazenamento de 35 mil metros cúbicos de combustível. A previsão é que a obra esteja totalmente concluída até abril de 2013. No “pico” da obra, em abril de 2012, a UTC Engenharia oferecerá aproximadamente 600 vagas de emprego na área da construção civil, conforme afirma Viana.

“É por isso que demandamos esses cursos ao SENAI e estamos sempre preocupados com a qualificação profissional. Temos pessoas específicas para atuar na área, mas a nossa prioridade é dar oportunidades para as pessoas do estado do Tocantins”, conclui.


Thaís Ramalho e Tássia Oliveira
thaisramalhosilva@gmail.com
tassiaop@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário