Páginas


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Alunos reclamam da organização do I Seminário Integrado da UFT


Seminário Integrado deixa alunos descontentes

Não foram todos os alunos que saíram satisfeitos do I Seminário Integrado, realizado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Palmas. No primeiro dia do evento os alunos de Tocantinópolis foram com as malas para a entrada do evento, pois o ônibus que trazia os estudantes quebrou, com o atraso da viagem perderam o cadastramento e por isso não tinham onde se alojar.

Os estudantes do campus de Arraias também reclamaram da organização do evento. Sentiram descaso na entrega dos certificados, pelo fato de não receberem junto com os demais campi e foram levados de um local para outro, sem ninguém saber ao certo qual seria o local de entrega do certificado. O estudante do 8º período do curso de Pedagogia do campus de Arraias, Arione Gonçalves Júnior fala do pouco tempo dado as apresentações. “Nós fomos prejudicados na apresentação porque faltou tempo, alguns campi tiveram mais tempo do que o outro.”

O Seminário Integrado composto pelo VII Seminário de Iniciação Científica, III Seminário Institucional PIBID, II Seminário de Extensão e Cultura e I Fórum das Licenciaturas da UFT, teve como objetivo a apresentação de trabalhos científicos, no âmbito da pesquisa, ensino e extensão.

De acordo com uma das organizadoras do evento e coordenadora do PIBIC, Solange Carreiro, o evento também procurou unir todos os sete campi da Universidade Federal do Tocantins, para haver maior integração e troca de conhecimento. Foram inscritos vários trabalhos, que foram apresentados através de painéis ou apresentações orais.

A estudante do curso de Pedagogia do campus de Tocantinópolis e participante do PIBIC, Leirinalva Alves apresentou artigo que mostra a experiência da literatura no âmbito juvenil. “O I Seminário Integrado é uma oportunidade de apresentar os trabalhos que realizamos na universidade e adquirir mais conhecimento”, diz Leirinalva. O congresso contou com a presença de músicos regionais, lançamentos de livros, mostra de filmes, recital poético, exposição fotográficas e oficinas.

A abertura do evento foi realizada com a apresentação musical do cantor Dorivã do Tocantins. Também estava presente, o reitor da UFT, Alan Barbiero, o vice-reitor Expedito Cavalcante, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Márcio da Silveira, pró-reitora de graduação, Isabel Auler, pró-reitora de extensão cultura e assuntos comunitários, Marluce Zacariotti, pró-reitora de assuntos estudantis,Valéria Momenté, diretor do campus de Palmas, Aurélio Picanço, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Felipe Carvalho. A noite também contou com a palestra da professora Izabel Petraglia, com o tema “Educação, Pesquisa e Pensamento Complexo”.

Para o professor Márcio da Silveira o grande desafio da UFT é a integração dos alunos nos diversos campi, por isso sugeriu que o Seminário Integrado seja itinerante. “Os alunos devem se integrar para trocar conhecimentos e dar corpo para a universidade”. Vários alunos dos diversos campi estavam visitando o congresso somente como ouvintes, como o estudante de Pedagogia do Campus de Miracema, Moacir Bezerra, prestigiou o evento com a intenção de ver as novidades na área da educação.

Houve a premiação dos melhores trabalhos da 7ª edição do Seminário de Iniciação Científica, para as áreas de Ciências Agrárias (grupo 1 e 2), Ciências Biológicas/Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas, Sociais e Letras.

Tássia Oliveira- tassiaop@hotmail.com
e Thaís Ramalho – thaisramalho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário