Páginas


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Doulas ajudam mulheres a parir sem dor

Parturiente Gilvanete Ferreira da Silva,26
Aptas a acompanhar parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, as doulas proporcionam à mulher uma nova experiência de parto, transferindo tranqüilidade para a hora do nascimento. Elas ajudam a parturiente a lidar com a dor sem meios farmacológicos, contribuindo para um parto humanizado respeitando a vontade da parturiente e os protocolos do hospital.
O Hospital Maternidade Dona Regina oferece curso para “Doula comunitárias”, esse curso é para pessoas voluntárias e tem previsão para realização no mês de março de 2012.
O projeto será mais uma iniciativa da coordenação matricial de humanização da maternidade, a psicóloga e coordenadora da equipe matricial de humanização, Paula Lima Afonso falou sobre a importância do trabalho exercido pelas doulas, “nós tivemos o primeiro encontro de doula que foi realizado nos dias 28 a 2 de dezembro, foi aberto a convidados e principalmente para os funcionários da maternidade, em especial aos fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, técnicos em enfermagem e médicos obstetras”, disse Paula.
Paula Lima Afonso
Para a psicóloga esse encontro foi para demonstrar e conscientizar a importância do suporte físico e emocional para os profissionais que estão mais próximo das parturientes, e na prática eles visitaram o centro obstétrico para sentir a realidade das parturientes, o curso deve abranger não necessariamente os profissionais da saúde, mas todas as pessoas que tenham afinidades com a hora do parto.
As parturientes ao serem admitidas no centro obstétrico da maternidade  recebem orientações de toda equipe de saúde, são realizadas orientações sobre a importância do parto normal, do aleitamento, o contato pele a pele após o nascimento, as posições e exercícios que ajudam acelerar o parto e a diminuir a dor, além dos cuidados técnicos.
Fisioterapeuta Patrícia Ribeiro
A maternidade oferece o serviço de fisioterapia obstétrica, um serviço similar as das doulas, mas com a diferença técnica realizada pelas fisioterapeutas que estão inseridas nas escalas do hospital, são profissionais contratas para assistir as parturientes durante do trabalho de parto, tornando-o mais humanizado, menos traumático, doloroso e demorado.
Maternidade Dona Regina ganha fisioterapeuta no pós-parto
A fisioterapeuta Patrícia Ribeiro de Sousa disse que estará sendo implantada no próximo ano a fisioterapia no pós-parto, as puerperas terá acompanhamento com esses profissionais para trabalhar o períneo, continência urinária, com objetivo de reeducar a função respiratória, estimular o sistema circulatório e prevenir tromboses, restabelecer a função gastrintestinal, promover analgesia da região perineal e da incisão da cesariana, retomar o condicionamento cardiovascular, reeducar a musculatura abdominal e oferecer orientações sobre posturas corretas ao amamentar e nos cuidados com o bebê.
A fisioterapeuta Patrícia Ribeiro de Sousa, 30, diz “a nossa função é fazer com que a gestante tenha um trabalho de parto mais tranqüilo e rápido possível, para isso são feitos exercícios como posição de cócoras, movimento na bola suíça, massagens”, explica. Essa técnica ajuda o trabalho de parto, aumentando a dilatação e o bebezinho encaixa mais rápido, “a parturiente passa por esse processo sem tanto sofrimento, isso tudo traz um ótimo resultado, no inicio foi difícil implantar, mas agora os médicos e a equipe toda reconheceram que estamos fazendo um ótimo trabalho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário