Páginas


sexta-feira, 11 de novembro de 2011


A importância do Estado na luta contra as drogas.

O Estado na tentativa de combater os problemas gerados pelas drogas tem buscado meios e programas para tratamento aos usuários, dentro dessa iniciativa o governo está concluindo a construção em Araguaína do primeiro CAPS-AD 24 horas, nesse centro o paciente poderá receber a assistência de saúde conforme o grau de sua necessidade e a indicação médica, a previsão da inauguração é para o final de novembro deste ano.
De acordo com Marina Masseroni de Carvalho, 26, psicóloga colaboradora da gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas o Estado tem uma visão holística em relação aos dependentes químicos, ela disse que a metodologia usada nesse processo de atendimento aos usuários é a de redução de danos e para entender melhor essa idéia a Associação Internacional de Redução de Danos (IHRA) define como sendo um conjunto de políticas e práticas cujo objetivo é reduzir os danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas.
A redução de danos foca na prevenção aos danos, ao invés da prevenção do uso de drogas; foca em pessoas que seguem usando drogas; para a psicóloga a família e toda comunidade tem um grande valor no tratamento antidrogas, o apoio destes diminui as chances da reincidência no mundo das drogas.
As ações de acompanhamento aos usuários de crack e outras drogas no Estado do Tocantins é administrada pela Diretoria de Atenção Especializada que tem como núcleo a Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, localizada na Secretária de Estadual de Saúde em Palmas. Nesse centro de atenção aos dependentes químicos são realizadas orientações, monitoramentos, subsídio administrativo as todas as cidades do interior do Estado.
 Conforme a psicóloga existem atualmente duas entidades que fazem o tratamento aos usuários de Álcool e drogas no Estado, sendo elas o CAPS-AD (Centros de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas) e as Comunidades Terapêuticas, estas são na sua maioria entidades filantrópicas e particulares, conhecidas popularmente como clínicas de reabilitação.
Defensoria Pública
Ainda explicou a psicóloga que para ter acesso às comunidades terapêuticas às famílias que não tem condições financeiras para manter o tratamento em clínicas particulares, podem procurar a Defensoria Pública para que o Estado possa garantir através de meios judiciais a internação, e ainda de acordo com a Lei nº 10.216 de 04 de junho de 2001, um juiz competente pode determina a internação de um indivíduo quando ele se torna um risco para sua família e para a sociedade.
Estes usuários podem chegar a um estágio que somente através de intervenção médica podem conseguir sobreviver aos efeitos das drogas, os profissionais e a família ao perceber essa necessidade encaminham para tratamento ambulatorial ou de internamento.
Marina disse que estes usuários em crise são internados em um hospital de referência como hospital Geral de Palmas, regional de Araguaína com indicação médica para a desintoxicação após esse procedimento médico o indivíduo é encaminhado para tratamento ambulatorial nos Centros de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas, ali, ele vai receber atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação).
Em Palmas o CAPS-AD está localizado na quadra 106 Sul Alameda 20 lotes 36 e 38, (63) 3218-5486, o centro funciona das 07h30min às 17h30min, o atendimento aos pacientes é de segunda a sexta neste mesmo horário.
Alynny Mendonça-alynnygrasiellepm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário