Páginas


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Preconceito – uma barreira na constituição de novas famílias

Foto: Divulgação

No Brasil, há uma dissidência entre o número de pretendentes a adoção e o de criança a espera de uma nova família. Dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ mostram que há pelo menos cinco vezes mais pretendentes inscritos do que crianças aptas à adoção. No Tocantins o número de pretendentes é três vezes maior que o número de adotáveis.
Os entraves que dificultam os processos adotivos estão no perfil exigido pelos pretendentes: etnia, faixa etária e a indisponibilidade em receber mais de uma criança, uma vez que a justiça determina a não-separação de irmãos.
Por meio de uma ação do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, foi lançada a cartilha “Adoção: amor em ação”, que tem como objetivo mostrar ao cidadão tocantinense quais os procedimentos necessários para adoção, com conteúdo informativo e ilustrativo, páginas coloridas e linguagem legível e compreensível.
A cartilha é destinada às pessoas interessadas na adoção, aos profissionais que atuam nos procedimentos de adoção, tanto do judiciário quanto do serviço social e médico.

Repórteres: Raymara Santos e Waleson Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário