Páginas


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Instituições religiosas resgatam dependentes químicos para o convívio familiar e social

Foto: Divulgação

A Fazenda da Esperança e o Centro de Recuperação Leão de Judá são exemplos de entidades, onde é possível superar o vício sem o uso de medicamentos, os ambientes são restritos aos usuários de drogas ilícitas e aos alcoólatras, entre 15 a 45 anos do sexo masculino.
O método utilizado na Fazenda para ajudar os recuperando são bem familiares: rezar o terço, cultivar plantas, produzir peças artesanais e a tarefa doméstica é divida, mas não existe imposição.
Já os recuperandos do Centro de Recuperação Leão de Judá levantam às 6h para assistir ao culto; fazem terapia ocupacional, por duas horas, participam de palestra e fabricam vassouras. As instituições não utilizam medicamentos, apenas terapia.
O tratamento dura cerca de um ano, em ambas as instituições. Na Fazenda o interno só recebe visita familiar após o terceiro mês. Nesse intervalo, a família participa de encontro, o objetivo é resgatar valores, além de estimular a partilha e a interação, explica Magda Valadares, voluntária da Fazenda, que também é superintendente da secretaria Estadual Anti-drogas. “Os laços afetivos fortalecem o indivíduo e contribui para superar a fissura causada pelo vício”, explica.
Na Fazenda a terapia acontece a céu aberto e no próprio recinto. Não existem portões fechados nem grades, nada que os aprisionem. O Centro de Recuperação Leão de Judá também seguem este critério.
“Aqui na Fazenda, resgatei a minha dignidade e valores, pois vivia largado por aí, sem rumo, feito cachorro de rua. Queria esquecer meus problemas. Aí me refugiava na droga. Tinha prazer em consumi-la. Com o tempo comecei a definhar, fiquei muito magro. Mas venci. Sou livre: graças a Fazenda da Esperança! Vou à igreja, estudo, faço atividades físicas e sociais”, disse José Ribamar (nome fictício), ex-interno.

Serviço
O dependente que deseja superar o vício e que queira entrar na Fazenda precisa escrever uma carta de próprio punho e entregar na quadra 104 – norte, Alameda 9, casa 02, no momento que lhe convier. Para obter mais informações ligar para 3218-8414.
Os critérios do Centro de Recuperação Leão de Judá são estes: o dependente precisa escrever uma carta de próprio punho e é submetido à entrevista. O motivo é saber o que o levou a procurar o Centro. Se for fugitivo da polícia, ou por pressão da família, não é aceito. Localizado na Quadra 712 Sul, Alameda 02, Lote 36.

Lucilene Campos
e-mail:damilhomem@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário