Páginas


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Curiosidades sobre o crak: saiba como surgiu e das conseqüências que provoca ao organismo

A droga que hoje é conhecida como crack surgiu a partir da Cocaína, esta utilizada no início dos anos 60 e conhecida por ser a “droga dos nobres” pelo alto valor cobrado por ela. Por quererem algo que os fizessem ter reações alucinógenas, grupos misturavam pequenas quantidades do Pó de coca com outros elementos. 
Já nos anos 70, depois de muitas tentativas, chegaram a uma mistura derivada do aquecimento da cocaína da água e do bicarbonato de sódio: o crack, já na década de 80, esta droga se tornou altamente conhecida. Vale ressaltar que nesta época quem mais a consumia, eram principalmente as pessoas das camadas mais pobres dos Estados Unidos.
No Brasil ele começou a ficar conhecido no início dos anos 90. Por ser mais barato e tão potente quanto à coca injetada, substituiu a cocaína no país. A forma de uso também ajudou na disseminação, já que ele não precisa de seringa basta apenas ter um cachimbo, este geralmente improvisado.

O que a droga causa no organismo

De acordo com a médica Patrícia Belém, que atua na coordenação da saúde da família da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia - Goiás, o crack é basicamente um estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC). “Então, tudo que advém disso ele pode causar, tanto em nível cerebral quanto do restante do organismo”, destacou a médica, especializada em clínica geral.
Patrícia explicou que causa em nível central, uma sensação de euforia, estado de alerta que pode dar paranóia e alucinações. Já no organismo causa taquicardia, vasoconstricção e essa associação pode até dar um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).
Conforme matéria especial sobre esta temática no site RBS Notícias do Rio Grande do Sul, a droga traz conseqüências tais como: intoxicação pelo metal, ao aquecer a lata de refrigerante para inalar o crack, além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões e rins.
O dependente pode ainda prejudicar os ossos e músculos. O uso crônico da droga leva à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.
Já no sistema neurológico, é comum ocorrer oscilações de humor. O crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos.
O prejuízo cognitivo pode ser grave e rápido. Há casos de pacientes com seis meses de dependência que apresentavam QI equivalente a 100, dentro da média, em teste refeito um ano depois, o QI havia baixado para 80.
Há também doenças psiquiátricas em razão da ação da droga no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer como psicoses, paranóia, alucinações e delírios.

Curiosidades
·                    Também é conhecido com “Droga da Morte”.
·                    O nome “crack” surgiu por causa do barulho que emite quando é consumida.
·                    O crack surgiu na em meados da Década de 70 e 80, e tomou grandes proporções mundiais por ser barato e sua produção ser fácil.
·                    Em duas décadas o crack passou a ser uma droga cara, fazendo com que os viciados gastassem ainda mais dinheiro.
·                    O crack eleva a temperatura corporal, podendo levar o usuário a um acidente vascular cerebral.
·                    A droga causa destruição de neurônios e provoca no dependente a degeneração dos músculos do corpo (rabdomiólise).
·                    O usuário de crack torna-se completamente dependente da droga em pouco tempo.
·                    Estudos relacionam a entrada do crack como droga circulante em São Paulo ao aumento da criminalidade e da prostituição entre os jovens, com o fim de financiar o vício.
·                    Na periferia da cidade de São Paulo, onde o crack é utilizado, fica o nincho onde há o maior crescimento da AIDS no Brasil.
·                    É conhecido popularmente por pedra, pitada, pino, merla, casca, tijolo entre outros.
·                    Em 2002, os prontos-socorros dos Estados Unidos relataram mais de 42 mil casos relacionados ao crack. Esse número caiu, pois em 2001 foram 49 mil casos, mas é bem superior aos 34 mil relatados em 1995.

Daianni Parreira (daiannialves@gmail.com) e Eduardo Azevedo (eduardosemed@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário