Páginas


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Especulação imobiliária frustra sonho da casa própria em Palmas

Por Rubens Gonçalves - rubensgsilva@hotmail.com

A especulação imobiliária e o aquecimento do setor – em função do programa Minha Casa, Minha Vida – estão tirando a possibilidade da população das classes C, D e E de Palmas realizar o sonho da casa própria. Dados da prefeitura da Capital revelam que faltam pelo menos 20 mil moradias na cidade.

A classe C (pessoas com renda entre R$ 1.108 e R$ 4.807) é uma das mais prejudicadas, já que não é suficientemente pobre para conseguir uma habitação popular nem tem recursos suficientes para comprar um imóvel à vista, sem a necessidade de financiamento bancário.

O problema é nacional, mas em Palmas há um agravante: os imóveis estão nas mãos de grandes empresas e do Estado. Na prática, isto significa que o município não dispõe de áreas próprias que possam ser destinadas a projetos habitacionais específicos para as classes menos favorecidas.

O problema é antigo, mas só veio à tona com a polêmica, iniciada na Câmara Municipal, sobre a expansão da área urbana da cidade. Nos últimos dias, arquitetos, acadêmicos, vereadores e empresários se digladiam em discussões públicas sobre o assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário