Palestra A Mineração do personagem, na UFT. |
A caravana do projeto “Rumos Itaú cultural” este ano esteve na Universidade Federal do Tocantins para promover o curso “A mineração do personagem” com o jornalista escritor e cronista do Jornal O Estado de São Paulo Humberto Werneck.
Um dos editais em aberto do projeto “Rumos Itaú cultural” já em sua quarta edição, O Rumos Jornalismo Cultural, reafirma a importância do desenvolvimento de um trabalho que possibilite a melhor compreensão dos papéis da mídia das universidades e dos vários agentes no jornalismo cultural do Brasil. De acordo com o edital professores e estudantes de comunicação social e ou jornalismo são o público-alvo desta edição 2011-2012 do Rumos Jornalismo Cultural.
“Vejo em concursos como esse um leque de oportunidades para quem está dando os primeiros passos na carreira”, disse Werneck, segundo ele o edital valoriza também o trabalho dos professores que têm papel fundamental na formação do profissional de amanhã e que quase sempre ficam de fora do público alvo desses concursos.
O jornalista Humberto Werneck, diz “vejo em concursos como esse um leque de oportunidades”. |
O Rumos Itaú Cultural, dar apoio e incentivo a produção artística e intelectual, teve início em 1997. As áreas de atuação do programa abrangem muitas ações, mas um dos seus maiores propósitos é dar continuidade aos trabalhos apresentados no projeto. Uma vez selecionados e finalizados, os trabalhos costumam ser apresentados em exposições, shows, seminários e em outros eventos afins ao Itaú Cultural por todo o Brasil. Além disso, as obras ainda podem ser transformadas em outros produtos (livros, séries de CD e DVD dentre outros), que posteriormente serão colocados na internet e fornecidos gratuitamente a instituições culturais, educacionais e emissoras parceiras de TV e de rádio.
Claudiney Ferreira gerente do núcleo de diálogos do Itaú Cultural de São Paulo diz: “essa é uma ótima chance para pessoas boas mostrarem seu talento, pois além de oferecermos uma ótima premiação, o trabalho dos ganhadores se torna conhecido em todo território nacional”.
Claudiney Ferreira gerente do núcleo de diálogos do Itaú Cultural de São Paulo diz: “essa é uma ótima chance para pessoas boas mostrarem seu talento”. |
Conforme o edital podem se inscrever na Carteira Estudante alunos de graduação em comunicação social ou jornalismo que estejam cumprindo entre 30% e 60% dos créditos curriculares (equivalentes ao terceiro e ao quinto semestres). As inscrições se dão com reportagens para a editoria de cultura, em quatro categorias: Reportagem Impressa, Reportagem Audiovisual, Reportagem Radiofônica e Web-Reportagem.
O estudante de jornalismo da UFT (Universidade federal do Tocantins), Cláudio Paixão que cursa o quarto período está otimista com a idéia de participar do concurso, diz: “sem dúvida nenhuma, esse projeto é um grande incentivo a produção de trabalhos culturais, o que me deixa feliz, pois tenho grande interesse pela área.”
O estudante de jornalismo da UFT Cláudio Paixão, diz: “sem dúvida nenhuma, esse projeto é um grande incentivo a produção de trabalhos culturais”. |
Ainda de acordo com o edital podem se inscrever na Carteira Professor docentes de graduação e pós-graduação em comunicação social ou jornalismo há pelo menos dois anos. Serão selecionados os melhores trabalhos que tratem das possíveis relações entre os cursos de jornalismo e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas. Não há necessidade de o professor atuar na cadeira de jornalismo cultural.
Sérgio Soares professor do curso de jornalismo da UFT enfatiza a oportunidade de divulgar bons trabalhos, “essa é uma grande possibilidade de revelar novos profissionais, que muitas vezes guardam bons trabalhos por falta de espaço para divulgação dos mesmos”.
Sérgio Soares professor do curso de jornalismo da UFT diz: “vejo como uma oportunidade de divulgar bons trabalhos”. |
As inscrições só serão aceitas se forem feitas pelo site Itaú Cultural, concluído o preenchimento do formulário, a inscrição será automaticamente confirmada na tela e será gerado um código alfanumérico que será enviado ao e-mail fornecido pelo interessado. O trabalho inscrito poderá ser inserido na própria ficha de inscrição via sistema ou enviado pelo correio (exceto o de web-reportagem).
Mais informações: Ellem Cristina
tel: (63) 8443-7742
Nenhum comentário:
Postar um comentário