Páginas


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Corrupção: instituições e sociedade civil buscam soluções para o problema

A corrupção tem sido um grave problema para a sociedade democrática. Desvio de dinheiro público e inércia na tomada de decisões são algumas das maiores dificuldades das gestões. Para tentar minimizar essa doença social, agentes políticos e sociedade civil se unem na realização de eventos e audiências públicas, procurando soluções contra a corrupção.
Em recente pesquisa, o Vox Populi revela que 75% dos entrevistados (em um universo de mais de 2 mil pessoas) acreditam que o que aumentou não foi a corrupção, mas a apuração dos casos escondidos.  Este mesmo público considera fraudar dados para conseguir algum benefício público e parlamentares conseguirem colocar seus familiares em cargos públicos os atos mais corruptos no Brasil.
Corrupção em números
Em visita ao Tocantins, o conselheiro do Tribunal de Contas de Paraíba, Nominando Diniz Filho, apresentou alguns números que representam a situação do Brasil em relação à corrupção. “Ninguém que gerencie algo público tem o direito de esconder nada. A sociedade tem que ter amplo conhecimento, pois temos que ser fortes diante dos fortes”, pontuou.
Segundo o conselheiro, graças à união de forças das instituições de controle e fiscalização dos recursos públicos o Brasil tem avançado no combate à corrupção, considerando-se que em 1995 o país ocupava a 5ª posição no ranking dos mais corruptos do mundo.
Em 2010, esse índice de corrupção representou cerca de 40 bilhões de reais, quantia três vezes superior aos gastos com o programa Bolsa Família, segundo dados do site Transparência Internacional. Números que deixam o Brasil em 69º lugar na escala mundial de corrupção, dentre 170 países pesquisados.
O evento, realizado no início de dezembro de 2011, teve como anfitrião o Tribunal de Contas do Estado. O presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, fez um breve relato sobre a missão do Fórum e destacou que os obstáculos que impedem o desenvolvimento do Brasil só serão solucionados por meio de uma união séria e comprometida de todos. “A corrupção não quer ser percebida, por isso, precisamos colocar o nosso foco de luz sobre ela”, enfatizou Costandrade, fazendo alusão ao nome do evento.
O Fórum de Combate à Corrupção no Tocantins (FOCCO - TO) foi organizado por 14 instituições, a saber: Tribunal de Contas do Tocantins, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal, Advocacia Geral da União (Procuradoria Federal, Procuradoria da União e Consultoria Jurídica da AGU), Procuradoria da República no Tocantins, Controladoria Geral da União, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça, Delegacia da Receita Federal, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
À busca de soluções
O projeto de lei Anticorrupção, que deve ser votado no primeiro semestre de 2012, objetiva promover uma cultura de combate à corrupção dentro das empresas, principalmente em relação à contratação de bens e serviços pelas instituições públicas. Para mais informações sobre o projeto de lei, acesse: http://www2.camara.gov.br.
Para saber mais sobre a pesquisa do Vox Populi, acesse: http://noticias.uol.com.br/especiais/corrupcao/enquetes/ult6789u1.jhtm


Conselheiro Severiano Costandrade apresentou o objetivo do FOCCO

Nominando Diniz apresentou números sobre a corrupção do Brasil

Por Ana Caroline Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário