Páginas


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A LINGUAGEM DAS REDES SOCIAIS PREJUDICA A LINGUA PADRÃO


Divulgação
As Redes Sociais como o Facebook favorecem a interação entre indivíduos devido à instantaneidade e simplicidade da grafia que implica em liberdade da fala à escrita. O problema que existe é o uso dessa linguagem em situação que exige a escrita padrão culta.
O Ambiente virtual cresce consideravelmente no Brasil e está atraindo internautas de várias idades. Manter e buscar novas amizades estão entre os motivos deste fenômeno.
Mas esta forma de interagir tem preocupado educadores e os pais, porque a prática constante, em especial de jovens, que ainda não têm maturidade intelectual para saber distinguir em qual situação pode se aplicar um ou outro código de linguagem. 
Shirley Mendes, professora graduada em Pedagogia do Ensino Fundamental acredita que a criança que vive em ambiente virtual com frequencia (sites de relacionamento) se prejudica no processo de aprendizagem escolar. “Tinha um aluno que ao invés da pesquisa escolar, navegava na internet horas a fio em sites de relacionamento. O resultado é que as redações do dito cujo eram totalmente em desacordo com a norma culta da língua portuguesa”. 
De acordo com a psicóloga Luciana Pereira, o uso exacerbado da internet é perigoso, em qualquer idade, é preciso ter limite. “Ser disciplinado é fundamental”. E ressalta que a Internet de um modo geral não é prejudicial, quando usada com equilíbrio. O jovem não deve esquecer que também há outros meios de interação social como pegar o telefone e ligar pra um amigo, para o avô, praticar esporte, ler livro, entre outras atividades.
  O internauta precisa entender que o “internetês” tem seu próprio código. É normal escrever de forma abreviada na rede, mas em um texto acadêmico, jornalístico requer a língua padrão. O habito de ler livros aumenta o vocabulário e impulsiona o indivíduo a escrever sempre melhor.

Por Lucilene Campos
damilhomem@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário