Páginas


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Projeto Meu Retrato reúne profissionais e estudantes na UFT

Nerivan Damasceno, Manoel Júnior e Vinícius Parente, na abertura do evento

Mercado de trabalho, tecnologia, experiências e dicas. Estes temas foram o foco do Projeto Meu Retrato durante encontro, realizado em janeiro, em comemoração ao primeiro ano de fundação do Fotoclube Infinito. Os fotógrafos Nerivan Damasceno e Vinícius Parente (Vinnie) apresentaram seus portfólios e responderam a dúvidas da plateia.  A edição aconteceu na Universidade Federal do Tocantins e contou com a participação de estudantes e profissionais da área.

O projeto Meu Retrato relaciona novos talentos com profissionais que já estão no mercado há mais tempo. “Nosso objetivo é mostrar dois pontos de vista”, explica o presidente do Fotoclube, Manoel Júnior. A primeira edição do evento, realizada em 2011, teve a participação dos fotógrafos Márcio Di Pietro e João Di Pietro.  Pai e filho debateram com a plateia sobre a fotografia autoral.

A professora do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Cynthia Mara, que é sócia do clube, garante que esta foi uma oportunidade para discutir a prática da fotografia, “principalmente para os estudantes, que puderam ter uma ideia de como está o campo de trabalho”.

O fotógrafo Francisco Joaquim de Lima participou do encontro e aproveitou para compartilhar um pouco de sua experiência. “Sou da época em que tínhamos que revelar as fotos em preto e branco”, comenta. “Antigamente, nós arriscávamos. Não dava para saber como as fotos ficavam até a revelação. Hoje, com as câmeras digitais, tudo ficou mais fácil e rápido”, acrescentou o fotógrafo.

Francisco Lima assistiu às palestras do evento
 Palestra
Nerivan Damasceno e Vinicius Parente contaram um pouco de suas histórias e experiências no campo profissional, comentaram o cenário de mercado instalado em Palmas e trocaram dicas com a plateia.

“Uma vez ouvi que o fotógrafo do futuro é o fotógrafo que dominar a luz. Tenho aplicado esse princípio em meu trabalho e, até hoje, deu certo. A luz é a alma de tudo”, afirma Damasceno. O profissional, que começou como auxiliar de laboratório fotográfico, já é bem conhecido no Tocantins e mistura estúdio e fotojornalismo. “A força de vontade nos leva além. Foi o que aconteceu comigo”, conta.

Já Vinicius Parente é novato no mercado de Palmas. Seu estúdio, Studio Vinnie, tem 5 meses na capital. Vinnie conta que começou a trabalhar em Londres, com books para amigos. “Ainda estou conhecendo o campo profissional daqui, mas, como cada fotógrafo tem um estilo, sei que dará tudo certo”, revela.

Fotoclube
Para participar das atividades do Fotoclube Infinito, o interessado deve procurar os integrantes da organização. Os contatos podem ser pelo Facebook (http://www.facebook.com/pages/Fotoclube-Infinito/148078335249936?sk=info), pelo Twitter (@fotoinfinito) ou pelo site http://fotoclubeinifinito.groups.live.com/.

Por Ana Caroline Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário