Páginas


quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Dia do silêncio


"...antes de existir a voz existia o silêncio
o silêncio
foi a primeira coisa que existiu
um silêncio que ninguém ouviu
astro pelo céu em movimento
e o som do gelo derretendo
o barulho do cabelo em crescimento..."


(Composição: Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes/ Música: O Silêncio)



Sábado será dia 7 de maio, para quem não sabe ainda, é o dia do silêncio. Torna-se curioso como  se comemora uma data com tal significado, afinal de contas quando falamos ou ouvimos sobre silêncio , logo nos remetemos a algo que pareça ser discreto.

Protesto Mudo?

Um dos registros históricos da data parte-se de 1996, quando houve um protesto nos Estados Unidos,  na Universidade da Virgínia, o qual reuniu 150 estudantes num movimento nacional que incentivava os alunos de todas as idades  a permanecerem em silêncio absoluto durante as aulas, como forma de protestar  silenciosamente  a discriminação a qual sofrem os homossexuais.

Segundo o movimento, o silêncio seria a melhor forma de conduzir o desprezo das vítimas de preconceito, além de também trazer uma breve reflexão sobre quem já não pode mais se defender. Com eventos paralelos, se discutia resgates históricos e treinamentos estratégicos em palestras.

O silêncio é uma prece?

O silêncio serve de inspiração e as vezes é imposto drasticamente, (como em ditaduras), outras vezes como forma de guardar segredos ou não desagradar, e também é identificado em forma de mimica (com um dedo sobre os lábios e um "Shiiii!"). O silêncio é subjetivo e  tem suas variadas formas de proceder.

Diante das crenças, ("Devemos efetuar campanhas de silêncio contra as chamadas fofocas, cultivando orações e pensamentos caridosos e otimistas, em favor da nossa união e da nossa paz, em geral." já dizia Chico Xavier.) e também das celebridades, ("Solidão, vida eremita não é comigo. Não gosto nem de decorar texto em silêncio. comenta Giovana Antonelli) entre escritores como William Shakespeare, ("O resto é silêncio.") a inquietação que o silêncio traz é perceptível.



nanda.alenkr@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário