Páginas


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comunidade Africana comemora o dia da África no Tocantins

A comunidade Africana celebra hoje (25) o dia da África, com o I Seminário: África Identidade e Cultura.  O evento foi celebrado com diversas atrações. Pela manhã aconteceu a abertura com apresentações culturais e palestras. À tarde foi movimentada pelas oficinas de tranças e danças características da África como o zouk e kizomba. Logo a noite acontece a palestra: A África ontem e hoje, ministrada pelo professor e coordenador do curso de Economia da UFT que é natural do continente, Francisco Esteves. O evento está acontecendo no Auditório do bloco 3.
Oficina de dança africana

A professora da rede Estadual de ensino de Palmas, Elizabete Teixeira Cunha, que participa do evento, diz: “É importante conhecer uma cultura diferente, trocar experiências, isso precisa acontecer sempre, assim aprendemos a conviver melhor com outras pessoas. Até me emocionei com o hino da África."
Elizabete Teixeira Cunha: professora se emociona durante o evento.

Na UFT a comunidade africana é composta por 25 alunos e quatro professores. Segundo o aluno africano de Engenharia Ambiental, Mauro André, o evento é importante porque mostra a África de uma maneira que a mídia não mostra.
“A África não é só pobreza. É uma África alegre, divertida, rica em cultura, em culinária. A gente se sente na responsabilidade de mostrar essa outra realidade. Esse é só o começo de muitos seminários que acontecerá. Ficamos muito felizes pelo interesse dos palmenses”, disse Mauro.

Mauro André: " A África não é só pobreza. É uma África alegre , divertida, rica em cultura."

O evento conta também com a exposição de fotos Tocantins-África, no hall da biblioteca. As fotos foram tiradas pelos alunos do 5º período de fotojornalismo do curso de Comunicação Social.
O fechamento do evento vai acontecer no sábado dia 28, com a 8º edição da festa Africana.  A festa iniciará com apresentações culturais, danças, músicas típicas, caipirinha angolana, exposição de vídeos e contará com a gastronomia de alguns países da África: Guiné Bissau, Cabo Verde, República Democrática do Congo e Angola. Vale a pena conferir. Começará às 21 horas, na Fábrika Eventos. Ingressos  a venda: 20,00, na lanchonete Uai, na UFT, campus de Palmas.

Por Samia Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário