FOTO: ELLEM CRISTINA – Foco do mosquito transmissor da dengue aedes aegypti. Quintal de uma residência em Palmas |
Somente no mês de março desse ano, as equipe do CCZ- Centro de Controle de Zoonoses de Palmas, destruiu 592 focos positivos para dengue em imóveis residenciais, 52 em imóveis comerciais. e quarenta e três em terrenos sem edificação. A situação é preocupante, por esse motivo a SEMUS- Secretaria Municipal da Saúde, através do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, faz palestras sobre medidas preventivas contra a dengue.
Ronaldo de Oliveira, coordenador de Controle Vetorial do CCZ fala dos objetivos desse trabalho, pois além de conscientizar a população palmense “as palestras servem para que os participantes do evento, tenham uma proximidade com o mosquito e suas reais consequências”.
FOTO: ELLEM CRISTINA - Ronaldo Oliveira, coordenador de controle de Zoonoses do CCZ de Palmas, |
Durante as palestras, o público conhece o ciclo de vida do transmissor da dengue, aedes aegypti, através de vídeos ilustrativos e do laboratório de entomologia que é instalado no local do evento. Elaine Moura Resende, gerente de auto-serviço de uma loja de materiais de construção da capital diz “aprendeu muito na palestra que participei”.
Elaine é vítima do mosquito, a filha adquiriu a doença mesmo ela tendo todos os cuidados em casa, pensou melhor sobre o assunto, e teve a iniciativa de entrar em contato com o CCZ, para solicitar uma palestra de orientação contra a denguue na empresa em que trabalha. “Isso foi muito importante para mudar a rotina dos funcionários da empresa que hoje tem mais iniciativa própria do que antes”.
FOTO: ELLEM CRISTINA - Elaine Moura Resende - Gerente de auto-serviço de uma loja de materiais de construção |
Centros de apoio, instituições de ensino, associações de moradores, empresários e demais interessados podem solicitar palestras educativas à coordenação de controle vetorial do CCZ pelo telefone: 3218-5087.
Nenhum comentário:
Postar um comentário