Páginas


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Palmas entre o lixo e o luxo.

Cidadãos esperando o ônibus de frente para o Shopping, sentados em destroços debaixo de uma árvore.

A reclamação mais repetida entre os próprios palmenses e os visitantes na cidade, era ouvida na famosa afirmação:  "Capital que não tem shopping? Não é nem capital!"

A argumentação das pessoas que pensam e falam sobre isso, com disparidade, é bem curiosa e passa a ser até intrigante, pois como um  shopping pode definir ou não o que pode ser considerado uma capital de verdade?
Antagonismo em Palmas: De um lado floresta cheia de LIXO, do outro Shopping cheio de LUXO.

Com shopping ou não, Palmas é a capital do Tocantins de qualquer maneira, mas será que o Tocantins merece e precisa de tanto Luxo se não sabe cuidar nem do próprio Lixo?

Passa a ser preocupante, perceber que além dos cidadãos estarem mais interessado em  um Shopping que defina a cidade como capital, e terem conseguido isso, eles ainda por cima não tem um pingo de consciência ambiental, pois com o Shopping o consumo aumenta e coincidentemente o lixo também. Sinceramente, alguém acha que Palmas , com o governo que tem, se daria ao luxo de  arcar com as consequências do aumento do lixo?


Lixo consumido por pessoas que frequentam o Shopping consegue atravessar as cercas.
Consumir lanches das multinacionais , que oferecem copos,  guardanapos, canudos, caixas de sanduiche e enfim, toda uma emabalagem descartável, é completamente normal. Entretanto, jogar todo esse consumo no ponto de ônibus de frente para o shopping, que inclusive não passa de uma placa fixada na terra , completamente ao léu e apenas uma cerca que tenta proteger a floresta, da falta de educação dos visitantes do shopping, é muita falta de educação para uma cidade que agora pode ser considerada uma capital.


Além de esperar o ônibus debaixo de uma árvore, espera-se também ao redor do lixo.
Se capital que não tem shopping, não é capital, eu prefiro que Palmas nem seja capital, afinal de contas,  de lixo Palmas tem de sobra, e pelo visto, porcos digo, políticos  e consumidores despreocupados também.
Lixo Palmas tem de sobra, é preciso um Shopping para aumentar o chiqueiro?




  








Cadê o ponto de ônibus decente? Cadê a preservação ambiental? Cadê as lixeiras?

Até onde sabemos, Palmas é uma capital nova, com um histórico de políticos abarrotados de escândalos. 
Digamos que esses escândalos variam entre ditadura até a corrupção explícita e cassassão de governador.

Dizem, que geograficamente, Palmas é mal localizada, e que o sol bate aqui como em nenhum lugar , que o vento venta como nunca e as chuvas chovem sem dó das estruturas mal feitas da cidade. (que pelo menos  agora tem Shopping!)
A culpa não é do Shopping, a culpa não é do lixo, a culpa não é do ponto de ônibus mal feito. A culpa está vinculada em achar que Shopping pode melhorar alguma coisa na cidade. As pessoas se esquecem que a limpeza, lazer, e preservação das matas, devem-se obrigatoriamente a si mesmas, isso também inclue as pessoas de poder aquisitivo. 

 .
Fernanda de Alcântara Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário