Páginas


quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Internacionalização"

Espanha, Estados Unidos, França ou Colômbia? Seja para aprender outra língua ou cursar parte dos estudos no exterior, estudantes dos variados cursos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) procuram a Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI) para se candidatarem ao intercâmbio.
Dados apontam que o número de acadêmicos que procuram esta forma de acrescentar um diferencial no currículo é crescente. Em 2008 foram para fora do país dois alunos, em 2009 quatro e em 2010 dezesseis de ambos os sexos. Luana Nunes, técnica administrativa da DAI, comenta que este número é crescente devido à ampliação de convênios com outras universidades possibilitando desta forma um “leque” maior para os estudantes.
Para quem deseja ir, por exemplo, para a França ou Estados Unidos deverá está matriculado em cursos nas áreas de ciências agrárias, medicina veterinária ou engenharia ambiental. “É uma forma de fomentar estas áreas”, esclarece Luana.
Parque Nacional da Peneda - Gerês - Portugal
Já os alunos das Ciências Sociais, Humanas e Letras, Medicina, Licenciaturas e as supracitadas tem lugar na península Ibérica. O destino mais procurado, devido à quantidade de convênios e a facilidade com o idioma, é Portugal. Atualmente a UFT mantém convênio com as Universidades do Minho, Aveiro, Católica do Porto e a Técnica de Lisboa.
Recentemente a UFT, através da DAI, tornou público o processo seletivo para estudantes interessados em fazer intercâmbio na Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais na Colômbia. Foram ofertadas cinco vagas, porém, apenas uma inscrição foi homologada.
 Luana aponta que os estudantes ainda têm receio e preconceito em fazer intercâmbio na América do Sul e adianta que outro fator que inibe as inscrições é que “a UFT não dispõe de verba para custear os estudantes intercâmbistas com bolsas de estudos, mas garante que haja isenções de taxas acadêmicas”.
Além de facilitar o ingresso de estudantes em um intercâmbio a UFT também recebe alunos de outros países. Desde 2004 percorreram pelos campi da instituição acadêmicos oriundos do continente africano (São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde), dos Estados Unidos, da Alemanha, Portugal e em breve um chinês virá fazer uma pós-graduação em Ciências do Ambiente.

Fique ligado:

Edital aberto para o “Programa de Bolsas Top Espanha Santander”, uma forma de apreender a língua e cultura española. 

Judi Ferreira
judi.ferreira@uft.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário