Páginas


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SAÚDE: As sequelas decorrentes do uso de drogas.



De uma forma ou de outra, usuários e ex-usuários de drogas adquirem sequelas decorrentes do tempo de uso. Alguns precisam fazer controle periódico de saúde por contraírem males como doenças psiquiátricas, hepatites e câncer, seja pela debilitação proporcionada pelo contato direto com o álcool, crack e/ou cocaína, pelo consumo de drogas “batizadas”, ou ainda pela exposição física a situações de riscos, como uso de seringas contaminadas. Porém o custo do tratamento é bastante elevado e quem precisa busca assistência através do Sistema Único de Saúde.

A matéria vai verificar com profissionais de saúde (psiquiatra e psicólogo) qual a relação entre o uso de drogas e a debilitação da saúde física e mental, e se todos os ex- usuários terão problemas de saúde em decorrência do uso.  

Buscaremos saber como o Sistema de Saúde atende esta demanda que cresce vertiginosamente, se a rede do SUS e os profissionais se sentem preparados para essa abordagem, e se as pessoas que buscam esse acompanhamento voltam periodicamente.
Entrevistaremos ex-usuários, que passam por tratamentos, para saber se eles concordam que a debilitação decorre do uso; como cuidam da saúde após a abstinência, e quais foram as maiores perdas no campo físico e mental. E ainda, quais as dificuldades encontradas no SUS quanto ao atendimento logístico e humano.

Maiores informações através do telefone da redação (063) 3232.8185
PRODUÇÃO: LUIZ CLAUDIO SANTANA DUARTE (63) 9247-1798
E-mail: cdsantd@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário