Páginas


quarta-feira, 30 de março de 2011

Passos para conseguir um Intercâmbio Internacional








Quando falamos em intercâmbio logo pensamos em aprender outra língua, entretanto, além da língua é possível apreender inúmeras coisas, inclusive a cultura local, uma vez que é inevitável entrar em contato com diferentes povos e conhecer alguns lugares.
Estudar em outro país é um diferencial importante e permite ao “intercambista” a vivência de novas experiências, mas nem tudo é fácil.

Acesso

A Universidade Federal do Tocantins – UFT, através da Diretoria de Assuntos Internacionais – DAI, mantém convênios de intercâmbio com universidades na Austrália, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal que permite aos acadêmicos de graduação ou pós-graduação e docentes desta instituição fazerem parte dos estudos em outro país.
Os alunos e docentes interessados em se inscrever em algum programa de intercâmbio devem entrar em contato com a DAI no telefone (63) 32328078 e ficarem atentos aos editais.

Requisitos Básicos

Antes do embarque saibam que os alunos que pretendem viver esta experiência devem preencher algumas exigências como, por exemplo, não estar com o curso trancado, não ter reprovação ao longo do curso, ter coeficiente com nota de mínima 7,0, saber inglês e a língua do país receptor.
Inscrição feita, o aluno passará por uma entrevista pessoal e em seguida será analisado os documentos apresentados (para saber mais clique aqui). O docente, por sua vez, é regido pelas normativas da instituição receptora.

Documentos Necessários

Para estudar no exterior, o estudante precisa obter previamente um visto de residência que deverá ser solicitado no posto consular mais perto de sua residência.
Brasileiros que desejam ir à França, Espanha e Portugal por menos de 90 dias são isentos da exigência de vistos, porém, os intercâmbios normalmente têm a duração de 6 a 12 meses, logo o visto é necessário.

Veja como obter o visto de residência nos seguintes países...


Na próxima semana mais informações...

Judi Ferreira
judi.ferreira@uft.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário