Páginas


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Palmas em desenvolvimento

Parceria de associação de moradores com a prefeitura
Quem mora em Palmas sabe que nem todos os lugares desfrutam de asfalto esgoto ou uma boa coleta de lixo, tanto é que algumas quadras são quase que matas fechadas se não fosse por a existência de moradores, é pessoas que pagam seus impostos que, aliás, estão bem gordos ultimamente, em fim, está acontecendo uma reação uma melhor organização por parte das diretorias das quadras em prol de asfalto.
As quadras 405sul, 305sul e 605sul já estão passando por obras de drenagem, recapeamento e implantação de asfalto. Bondade da prefeitura, que nada, é exigência dos moradores. As obras já começaram, mas não é só porque poucas maquinas chegaram fazendo poeira e arrancando o mato das ruas é que a luta está vencida, época de construção é também época de sofrimento, barulho , poeira e entre outros probleminhas que são um preço a pagar por uma melhor qualidade de vida futura.
A quadra 507sul está entrando na luta pelo tão desejado asfalto. A quadra há dez anos busca o apoio da prefeitura para sua organização, mas devido alguns problemas de regulamentação nunca obtinha respostas, pois é, mas agora tudo está regular e a diretoria da quadra avisa que Já encaminhado a abertura da licitação do asfalto para a quadra. Após o lançamento do edital de concorrência nº 3 para o asfalto na quadra 507 sul no dia (31/05/2011), passam agora para a etapa seguinte, que é o termo de adesão dos moradores e proprietários da quadra e em breve será decidido qual a empresa fará todo o serviço e desde.
O presidente da AMASUL que é a associação dos moradores da ARSO 53(507sul) professor Édi Augusto Benini diz: “tem mais, a perspectiva é que a quadra 507 sul seja modelo para as demais quadras de Palmas, tanto em estrutura, como na forma de se organizar uma parceria, num exemplo de cidadania e gestão compartilha.” A parceria consiste na divisão dos custos das obras entre os moradores e a prefeitura.
Para a moradora Caiua Cardoso o asfalto vai ser muito bom, pois a poeira incomoda bastante nessa época mais seca o que afeta bastante na saúde principalmente dos alérgicos e dos bebês da quadra e na época das chuvas a lama e os buracos causam muitos prejuízo aos motoristas e às funcionárias que precisam manter a casa limpa livres de poeira e de lama, causa estress e muita dor na coluna.

Na porta da escola e em perigo

Pais reclamam do transito em porta de colégio

Na Porta da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares não tem acostamento para que os pais com veículos, deixarem seus filhos pela Avenida norte sul um. Os momentos de chegada muito cedo e de saída não tem os guardas transito para manter a segurança das crianças.
O presidente da associação dos moradores das Arnos e também pai de um aluno da escola, senhor Jeová Alves de oliveira pede melhora na situação do tráfego em frente à escola e exige condições melhores para a movimentação das crianças.
Ele reclama: “o portão de trás da escola é muito perto da rua e nem todas às vezes o agentes de trânsito estão por ali”.
A diretora da escola senhora Alice Furukawa disse: sim falta segurança, afinal são crianças e muitas delas, é quase impossível obter o controle de todas.
 Quanto aos guardas não estarem ali todos os dias, à vice-diretora Júlia disse que é provável que o pai não veja os agentes por causa do horário que ele leve a criança na escola, ou muito cedo, enquanto os guardas não chegaram, ou muito tarde, quando os guardas já tenham ido embora.
 E defende dizendo que está é a estrutura do projeto da escola e para conviver com o problema existem pessoas da própria instituição que auxiliam os alunos no momento da chegada e garantem que eles não fiquem em frente o portão correndo riscos.
A esposa do seu Jeová, Maria Neide dos santos diz: “lá era muito perigoso, com os guardas fiquei mais tranquila, mas, não é tudo. Pelo menos de um lado da escola está mais seguro. né?”.
A diretora Alice afirmou existir um projeto, proposto pela escola e associação dos moradores, sendo encaminhado à ATM, que visa a colocação de lombadas, mais conhecidos como quebra molas, e faixas de pedestre em redor de toda a escola.
Já o presidente da associação diz que essas medidas todas serão apenas paliativas. O que ele realmente queria era que fosse construída uma passarela.
Quanto a Teotônio segurado que fica do outro lado da escola e também sem sinalização adequada para o acesso seguro dos pequenos a seu colégio, a acessória de imprensa da prefeitura de Palmas disse que só será feita quando a avenida for duplicada, mas só agora é que o projeto da duplicação está em processo licitatório.
Lays N. Miranda

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Novas opções de entretenimento em Palmas: Cinemark e Lumière.


Fonte: http://cultura.to.gov.br/noticia.php?id=583
Cinemark inaugura depois de quase um ano de expectativa. Carlos Amastha presidente do grupo Skipton e proprietário do shopping, o presidente da Rede Cinemark, Marcelo Bertine, o vice-governador João Oliveira e a Secretária da Cultura, Kátia Rocha, participam do corte da faixa.

No Capim Dourado Shopping, Cinemark; no Palmas Shopping, Lumière. Agora Palmas tem mais opções de entretenimento e lazer, dois cinemas renomados. O Cinemark demorou, mas inaugurou no dia 15 de junho com exibição de vários filmes dentre eles Kong Fu Fanda 2 e Piratas do Caribe 4: Navegando em Águas Misteriosas. A administração do Palmas Shopping informou que o Lumière poderá se instalar no final do mês de julho.

O provável filme de estréia do Lumière será o filme A Saga Crepúsculo: AmanhecerParte1. O gerente de marketing prevê aumento de público no Palmas Shopping. E este ano ainda terão inúmeras estréias mundiais: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 estreia dia 15 de julho; Lanterna Verde dia 19 de agosto e estréias nacionais: O Homem do Futuro (com Wagner Moura) estreia dia 2 de setembro e Xingu dia 19 de agosto (filme gravado no Tocantins). Por várias décadas o brasileiro valorizou o cinema hollywoodiano, apenas nos últimos anos passou a curtir mais os filmes nacionais, como os grandes sucessos Tropa de Elite e Tropa de Elite 2 (Com Wagner Moura), Ó Paí, ó (Com Lázaro Ramos).
Agora Palmas tem mais opções de entretenimento e lazer. Apesar de ser capital a cidade tem carência nessa área. Grande parte das pessoas que trabalham no Palmas Shopping, inclusive o gerente de marketing, prevêem um aumento de consumidores. A consumidora Lília diz que a cidade está parada e ela vai gostar cidade tenha mais um cinema. O estudante Judivan Alves gostaria de assistir filmes culturais. Com dois cinemas de grande porte na cidade ativará a competição, na disputa por clientes essas empresas serão obrigadas a passar os melhores filmes e ter atendimento excelente.

Greve e Incerteza assustam alunos da UFT

Luiz Otávio S. Soave

Nesta terça-feira 21, em assembléia geral, os professores da Universidade Federal do Tocantins aderiram à greve. Afirmando durar por tempo indeterminado, os professores foram unânimes ao votarem a favor da luta pelos seus direitos. Uma das exigências é o aumento do piso salarial para R$ 2.194,96. Fora do corpo docente, técnicos e funcionários da UFT, já anteriormente paralisados também brigam pelo aumento salarial e pela remoção de funcionários terceirizados da área administrava. O Campus de Palmas só não está realmente fechado, pois alguns professores tentam fechar suas matérias antes do início oficial da greve, na próxima segunda-feira 27.
O ciclo de paralisações que teve início com técnicos e funcionários pressionou os já descontentes professores, principalmente no campus de Palmas, onde há tempo se reivindicam melhores estruturas e novos laboratórios. O caos no ensino afeta a vida de todos, funcionários, técnicos docentes e discentes. Mesmo bom senso de alguns professores, o que se percebe é que, hoje, só se vê funcionários terceirizados trabalhando, porém com dificuldades já que alguns trâmites necessitam da cooperação de técnicos que no momento encontra-se em greve.
           Para entender a dimensão do problema, não é possível efetuar a pré-matrícula on-line, não haverá cursos de verão e ao que tudo indica não poderão ser feitas as matrículas, já que não houve lançamento de notas e conclusões do período anterior. Mesmo que os professores concluam seus cursos até neste sábado, as notas serão lançadas somente quando for normalizada a situação. Isso afetará também os aprovados neste último vestibular, já que não poderão efetuar suas matrículas. Com tantas incertezas sobre o próximo semestre, a única solução para os alunos é esperar até a segunda-feira para confirmar se será realmente instaurada ou não tal greve.

VII Seminário Nacional de Arte, Comunicação e Cidadania

Igreja Nossa Senhora dos Pretos  é uma das principais atrações turísticas de Natividade 


Tem início neste final de semana, 23 a 25 de junho, o “VII Seminário Nacional de Arte, Comunicação e Cidadania”, dessa vez o com o tema “Patrimônio, Educação e Meio Ambiente" no município de Natividade.
O seminário vai contar com minicursos e oficinas ministradas pelos alunos e professores da UFT e também pelos próprios moradores de Natividade.
Além de palestras, debates, apresentações culturais será exibido o filme “Hollywood no cerrado” dirigido por Armando Bulcão, com roteiro de Tânia Montoro e Vitor Leonardi, seguido por debate com o diretor.
O evento desde 2005 é promovido pelo curso de jornalismo da UFT - Universidade Federal do Tocantins e conta com o apoio da Organização Jaime Câmara e Prefeitura de Natividade, e com parceiros como o Banco da Amazônia.

O município de Natividade fica a 218 quilômetros de Palmas, é a cidade mais antiga do Tocantins. É conhecida principalmente pelas suas obras arquitetônicas e pela riqueza naturais e culturais.




PROGRAMAÇÃO

23/06/2011 - quinta-feira
18h - Mesa de Abertura
19h - Conferência de abertura: Tradição Oral em Natividade -TO. Elizeth da Costa Alves (Universidade Estadual de Goiás)
19h30 - São João em Príncipe: cultura, religiosidade e tradição

24/06/2011 - sexta-feira
9h às 12h – minicursos e oficinas
14h às 17h - minicursos e oficinas
19h - Mesa-redonda sobre Patrimônio, Educação e Meio Ambitente, com representantes do IPHAN, das secretarias Municipal e Estadual de Cultura e de especialista acadêmico da área.
21h - Apresentação cultural

25/06/2011 – sábado
10h - Oficinas e minicursos
15h - Exibição do filme Hollywood no Cerrado
17h - Debate com o diretores do filme Armando Bulcão e Tânia Montoro
20h - Festival de Quadrilhas




Maiores informações: Samia Letícia Magalhães 

Casa do Estudante: estudantes sofrem pela falta de estrutura e segurança, mas comemora aniversário

Confraternização dos moradores da Casa do Estudante de Palmas

Apesar dos problemas de falta de infra-estrutura a casa do estudante possibilita uma troca de experiências muito diversificada e proveitosa, na qual os moradores aprendem a se respeitar mutuamente. No dia 18 de junho, os moradores comemoraram o aniversário da casa com atividades esportivas durante o dia e uma festa à noite.
A Casa do Estudante Jaime Câmara existe em Palmas há três anos. Foi criada pela Secretaria Estadual de Juventude em parceria com Prefeitura de Palmas, governo do Estado e Universidade Federal do Tocantins. Seu objetivo é abrigar estudantes carentes tanto do Tocantins quanto os vindos de outros estados. A seleção para ser morador da casa é feita pela secretaria Estadual de Juventude, responsável pela casa.
A casa conta com 30 quartos (cômodo único) em que moram quatro pessoas em cada um deles. O estudante que chega a casa vai encontrar no seu quarto apenas as camas (duas beliches), duas mesas, duas cadeiras, um tanquinho, um aparelho televisor e um DVD que não necessariamente estão funcionando. O restante dos móveis, como por exemplo, geladeira, fogão, guarda-roupa, armário para a cozinha e alimentação ficam por conta do morador.  A secretaria apenas paga as contas de água e eletricidade.
Os moradores sofrem com a falta de segurança pública. Embora localizada numa boa área da cidade, 203 Norte, o serviço de iluminação pública da quadra é deficitário o que facilita assaltos e outras abordagens inconvenientes. Recentemente Robson de Sousa, estudante de Administração e Lucas Nunes, estudante de Enfermagem foram assaltados ao sair da casa para um passeio. Outro fator que prejudica na segurança da casa é a falta de um vigilante.
Outros inconvenientes assombram os moradores da casa. Já houve época em que a falta de água era constante. O mato cresce frequentemente pelo quintal, podendo ser habitado por cobras e outros animais peçonhentos e ainda problemas com dinâmica do prédio, não existe sistema de escoamento da água no piso, quando o chão é lavado nos andares superiores a água cai na varanda dos outros apartamentos molhando o que estiver por lá. Não há lavanderia e alguns têm que lavar suas roupas em bacias na pia do banheiro.
Laureni Oliveira, 25 anos, estudante de Artes da UFT argumenta que o maior problema da casa é a falta de manutenção e a insegurança. “As pessoas tem uma imagem muito ruim da casa do estudante, pensam que a gente não estuda. É claro que não podemos generalizar, assim como tem pessoas que estudam e querem um futuro melhor tem outros que não estão nem aí pra nada”, complementa Laureni. 


Mais informações:
Kênia Guedes e Judi Ferreira