Páginas


quarta-feira, 30 de março de 2011

Passos para conseguir um Intercâmbio Internacional








Quando falamos em intercâmbio logo pensamos em aprender outra língua, entretanto, além da língua é possível apreender inúmeras coisas, inclusive a cultura local, uma vez que é inevitável entrar em contato com diferentes povos e conhecer alguns lugares.
Estudar em outro país é um diferencial importante e permite ao “intercambista” a vivência de novas experiências, mas nem tudo é fácil.

Acesso

A Universidade Federal do Tocantins – UFT, através da Diretoria de Assuntos Internacionais – DAI, mantém convênios de intercâmbio com universidades na Austrália, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal que permite aos acadêmicos de graduação ou pós-graduação e docentes desta instituição fazerem parte dos estudos em outro país.
Os alunos e docentes interessados em se inscrever em algum programa de intercâmbio devem entrar em contato com a DAI no telefone (63) 32328078 e ficarem atentos aos editais.

Requisitos Básicos

Antes do embarque saibam que os alunos que pretendem viver esta experiência devem preencher algumas exigências como, por exemplo, não estar com o curso trancado, não ter reprovação ao longo do curso, ter coeficiente com nota de mínima 7,0, saber inglês e a língua do país receptor.
Inscrição feita, o aluno passará por uma entrevista pessoal e em seguida será analisado os documentos apresentados (para saber mais clique aqui). O docente, por sua vez, é regido pelas normativas da instituição receptora.

Documentos Necessários

Para estudar no exterior, o estudante precisa obter previamente um visto de residência que deverá ser solicitado no posto consular mais perto de sua residência.
Brasileiros que desejam ir à França, Espanha e Portugal por menos de 90 dias são isentos da exigência de vistos, porém, os intercâmbios normalmente têm a duração de 6 a 12 meses, logo o visto é necessário.

Veja como obter o visto de residência nos seguintes países...


Na próxima semana mais informações...

Judi Ferreira
judi.ferreira@uft.edu.br

Hidrelétrica causa mortes em Peixe

UHE Peixe/Angical (Foto: Divulgação)
Milhares de peixes podem ter morrido devido a problemas na Usina Hidrelétrica de Peixe/Angical.
Segundo o Portal Atitude, na semana passada, uma das máquinas da usina apresentou problemas, causando a morte de uma quantidade significativa de peixes. Toneladas destes peixes foram enterrados no pátio da hidrelétrica. Estudos estão sendo feitos para apontar a gravidade desse possível crime ambiental e a morte de tantos peixes na região.

As explicações para o caso por parte dos responsáveis, você acompanha aqui no blog.
Mais informações, entre em contato com: (63)8437-3337, leticia_samia@hotmail.com ou caiocapela.br@gmail.com

Censura prévia ?


A falta de Professores na escola Frederico P. Neto, desde o começo do ano é justificada como conseqüência da troca de governo. Na última quarta-feira notificamos a nota do Jornal do Tocantins, o qual  a escola dizia resolver o problema na próxima semana.

Esta semana, fomos fiscalizar se a escola conseguiu substituir os professores, e segundo a aluna Louyzze N. Miranda, entraram os novos professores. 

Em busca de informações diretas com o diretor da escola ,  foi agendada uma entrevista para amanhã as 15 horas. Previamente, Ozéas, o diretor, adiantou que só poderá responder perguntas de cunho pedagógico, pois foi alertado pela SEDUC de que mais informações não deveriam ser dadas.
Em entrevista com a aluna da escola Frederico Pedreira Neto,  Louyzze N. Miranda de 16 anos do 3°ano do ensino médio, ela  relata que o problema não é atual. 

A.N: Vocês ficaram sem aula apenas de português e matemática?  
L: Pelo o que eu saiba faltaram professores de algumas outras matérias, não só de português  e matemática, desde o tempo que eu estudo lá, isso tem três anos.

A.N: Então o problema não é atual? 
L: Quando eu estudava no primeiro ano faltaram professores, mas rapidamente acharam substitutos, mas no ano passado e neste tiveram falta de professores e eles nem arrumaram substitutos rápido.

             A.N: Os alunos se mobilizaram, em favor do retorno de professores? 
L: Foi assim, passaram de sala em sala recolhendo um abaixo assinado, para que voltassem a termos aula.

             A.N: No período sem aula o que a escola fez com os alunos? 
              L: Olha!Eu não sei, mas saiamos mais cedo e só.

 A.N: Nenhuma atividade extraclasse foi passada para recuperar o conteúdo perdido, quando  estava   sem professores? 
L:Não. Nada foi passado e foi essa a briga de muita gente. Porque a escola deveria ter encontrado alguma forma de prender os alunos.

A.N: Como você se sente, depois desse período sem aula? 
L: Muito prejudicada não só agora, mas e quando eu for fazer vestibular, onde eu vou aprender isso, num cursinho? Pois é, talvez agora eu tenha que frequentar um cursinho por anos.

A.N: Qual foi sua maior indignação?  
L: Sei lá, eu acho que eles deveriam ter arrumado substitutos logo, será que a educação no Brasil é tão ruim, assim?

(nanda.alenkr@gmail.com e lays.nm@hotmail.com são estudantes de jornalismo na UFT e desenvolvem esta matéria.)

30 de Março - Dia mundial da juventude


       Com suas origens na igreja católica o Dia mundial da juventude foi instituído pelo papa João Paulo II em 1985 e posteriormente aprovado pela ONU. Essa data hoje é lembrada não apenas na esfera religiosa como também por diversas instituições, a fim de despertar nos jovens a consciência do seu papel na sociedade.
      Palmas é uma cidade jovem e sua juventude se manifesta não somente nos poucos anos desde sua fundação, mas também nas características de sua população que é majoritariamente jovem.
      Em comemoração ao Dia mundial da juventude a Coordenadoria de Juventude e Esportes promoverá a 1ª edição do Tenda Jovem – Juventude Livre. O evento ocorrerá no Parque Cesamar a partir das 16h com várias atividades, apresentações artísticas e eventos esportivos.

Para maiores informações sobre o evento:

quarta-feira, 23 de março de 2011

Inscrições abertas para o curso de Fotografia Analógica



O Curso de Comunicação Social da UFT oferece curso gratuito de Fotografia Analógica. Com início em 05 de Abril de 2011 e término em 16 de junho de 2011, terá a duração de 60h, terça e quinta das 15h às 17h. É aberto para qualquer pessoa, mas oferece apenas 20 vagas. As inscrições vão até 1º de Abril no Laboratório de Fotografia do curso de Jornalismo da UFT, no bloco I, 1º piso. Segundo o professor Bolívar o objetivo do curso é passar conhecimentos técnicos sobre a arte da fotografia e dependendo do desenvolvimento haverá outras edições do curso.  Mais informações 3232-8005.

Salta o número de intercâmbios acadêmicos no Tocantins

Viana do Castelo - Portugal
                                                                                                                                      *
 
A busca por uma experiência acadêmico-profissional no exterior está em alta. Atualmente estudantes de diversos cantos do país, entre eles os tocantinenses, atravessam o Atlântico para dar um diferencial ao currículo e vivenciar o “sonho” do intercâmbio.

Uma das portas de acesso ao intercâmbio são as Universidades que através de acordos de cooperação estabelecem e facilitam o ingresso de estudantes nesta jornada no exterior. A Universidade Federal do Tocantins é pioneira no estado supracitado e possui convênio com universidades localizadas em vários cantos do globo.

Saiba mais um pouco desta possibilidade de crescimento acadêmico-profissional e desafios a serem enfrentados na próxima quarta-feira. 

Judi Ferreira
judi.ferreira@uft.edu.br

Hidrelétricas ameaçam o Jalapão

O parque Estadual do Jalapão é um dos mais belos pontos turísticos do Tocantins, possuindo uma área de aproximadamente 150 mil hectares de proteção ambiental. A Estação Ecológica da Serra Geral e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba são vizinhos do Jalapão.
Frequentemente este paraíso, no cerrado tocantinense vem sofrendo ameaças. Por várias vezes é solicitado junto ao Naturatins, licença ambiental para a construção de pequenas hidrelétricas no Rio Sono (encontro das águas) e Rio Novo (cachoeira da velha) região do Jalapão que estão sendo indeferidas.
Os impactos que estas hidrelétricas podem causar para o meio ambiente e para a população local estão sendo evidenciados.
Se você tem interesse nessa matéria entre contato com: (63) 8437-3337, leticia_samia@hotmail.com ou caiocapela.br@gmail.com

Escola Frederico Pedreira Neto está sem professores de português e matemática




A Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, na quadra 106 Sul, está com falta de professores de matemática e português. O diretor Ozéas Mario Lins da Silva, explicou que o transtorno aconteceu por conta da exoneração no Estado.  O impasse pela não aprovação do Orçamento  Estadual na Assembleia Legislativa é um dos motivos da situação. “Não tínhamos como contratar.” O diretor se encontrou com a diretora regional Maria Marlene Porto garantiu que as vagas seriam preenchidas ainda esta semana.
Materia completa sobre educação no Tocantins em construção. 

(Interessados: Réporter: Fernanda de A. Alencar nanda.alenkr@gmail.com e Lays N. Miranda  lays.nm@hotmail.com  )

quarta-feira, 16 de março de 2011

Galeria de fotos do Jalapão















Professores de Gestão Pública visitam o Jalapão

Os professores que compõem o quadro de docentes do curso de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde na modalidade ensino à distância da Universidade Federal do Tocantins estiveram no Jalapão ministrando aula presencial para os alunos dessas turmas.
Na ocasião foram visitados o povoado de Mubumca, o fervedor; a cachoeira da Formiga dentre outros pontos de beleza ímpar. Confiram a galeria de fotos. Pedidos pelo telefone (63)3232-8185

Agência de Notícia Experimental recebe sugestão de pauta

A Agência de Notícia Experimental (ANE) está iniciando os trabalhos, hoje, dia 16 de março de 2011. As sugestões de pauta, as matérias especiais sobre a vida de Palmas e do Tocantins receberá um tratamento diferenciado, com a produção de um material mais investigativo. Se você se interessar pelas matérias entre em contato pelo telefone: (63) 3232-8185